As energias renováveis ocuparam uma posição alta no impacto em cada região conforme identificado em uma pesquisa com acima de 1.200 líderes no setor de energia em 95 países. A energia solar apresentou um crescimento enorme em capacidade instalada atingindo 227GW no final de 2015, enquanto que a capacidade da geração da energia eólica global cresceu a uma taxa de 17,2% em 2015.
Em seu oitavo ano, o relatório The World Energy Issues Monitor 2017: 'Expondo as novas realidades da energia' publicado pelo Conselho Mundial de Energia, oferece um retrato das atuais prioridades enfrentadas pelos líderes globais do setor energético.
Dr. Christoph Frei, secretário-geral do Conselho afirmou: "Nossa pesquisa indica que os líderes do setor energético enfrentam e estão cientes da mudança disruptiva. O Issues Monitor ilustra que questões de inovação como a digitalização, a descentralização, o armazenamento elétrico ou o design de mercado inovador ganham tração rapidamente, enquanto que um contexto de crescimento mais difícil e novos riscos físicos e digitais representam ameaças ainda maiores para a indústria da energia. Estas questões que atualmente definem a agenda da energia globalmente, há cinco anos estavam longe de ser uma prioridade."
Outras conclusões incluem:
-
A volatilidade do preço da commodity continua a ser a incerteza crítica número um
-
Alterações no poder geopolítico devido ao foco renovado na política dos EUA, ao Brexit e à incerteza quanto à coesão da União Europeia
-
Novos riscos físicos e virtuais – Ataques cibernéticos representam ameaças ainda maiores ao setor energético
-
A aquisição e retenção de talentos se tornarão um importante foco com as novas tecnologias remodelando a indústria da energia
O Dr. Frei comentou: "A pesquisa ilustra realmente as tensões que surgem num contexto de grande transição da energia. O relatório não vê motivos porque a atual alta dinâmica do setor energético desaceleraria o passo. A maneira como as várias regiões decidirem abordar os desafios e as tensões identificadas em nosso relatório definirá os planos e a agenda para o futuro."
Para mais informações:
Faça o download do relatório: https://www.worldenergy.org/publications/2017/2017-world-energy-issues-monitor/
CONTATO: Lucy Chakaodza chakaodza@worldenergy.org | Tel.: (+44) 20 3214 0616 | http://www.worldenergy.org/ | @WECouncil